Logo Smile Project 2018.jpg

O projeto SMILE (Sistema Solar Híbrido com Microturbina para Geração de Eletricidade e Cogeração de Calor na AgroIndústria) prevê a construção de duas usinas solares com torre central para geração de eletricidade e cogeração de calor integrado a duas atividades agroindustriais (Laticínio e Matadouro). 

 

As usinas heliotérmicas serão construídas em Pirassununga, São Paulo, e em Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte. As torres terão 100kW de potencia instalada cada e serão utilizadas para suprir as necessidades elétricas e de calor de processo, utilizando o ar como fluido térmico de trabalho. A princípio, não haverá armazenamento térmico, mas ambas as plantas serão construídas com a possibilidade de implementação dessa tecnologia numa futura etapa.  Para auxiliar a produção em momentos de baixa ou nenhuma disponibilidade de radiação solar, serão utilizadas caldeiras auxiliares movidas a biodiesel, para Pirassununga, e biomassa, em Caiçara, em um sistema de geração híbrida.

 

O projeto SMILE está sendo financiado pelo BNDES e parceiros industriais. A planta de Pirassununga é  coordenada pelo grupo de pesquisa GREEN/USP (Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Efidiência Energética e Simulação Numérica), já a de Caiçara do Rio do Vento, coordenada pela Solinova. Ambas estão sendo executadas em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), Elektro Eletricidade e Serviços S/A e Solinova Energias Renováveis. A previsão é que as duas usinas entrem em operação em dezembro do mesmo ano.